Pesquise

terça-feira, 24 de março de 2009

Religião 1871 á 1914 na França:



A Belle Epoque foi um momento histórico Francês muito bem quisto na Santa Igreja,foi uma Época de gentileza e bondade ,portanto foi uma época especial para o Povo Eleito de Cristo.Nesta época a religião é empregada como cultura indispenssavel defende uma sensibilidade impregnada pela fé. Longe de ser "inimiga das artes e das letras, da razão e da beleza", a religião cristã "é a mais poética, a mais humana, a mais favorável à liberdade, às artes e às letras" (Chateaubriand, 1978, p. 469). As fortes evocações de poetas reabilitam a Idade Média e dão uma nova importância aos monges civilizadores ou ainda à figura do cavaleiro cristão. São argumentos que renovam a visibilidade da religião nos meios literários e entre os leitores da burguesia, os quais contribuem para o sucesso do livro. Acrescentemos que a demonstração estética que ajuda a trazer o católico para o âmago da civilização é acompanhada de um adendo político.

Nesta época linda da humanidade,surgem também vários anti- revolucionários defendendo firmemente o anti-progresso ,como o escritor poeta Chateaubriand que vai contra o poder que a ciência afirmava que tinha.O povo volta para as Igreja com saudades de épocas gloriosas ,a educação desprezava quase totalmente a ciência e os Jesuítas destroçavam os modernistas inovadores.Com tais condições o Povo de Deus volta como uma rosa que desabrocha depois de um tempestade de sangue Cristão derramado na Revolução francesa Ainda de acordo com o fundador da escola francesa de sociologia, pode-se dizer que, é possível cindir o mundo em dois
— o "do pensamento, da consciência, da moral e da religião" oposto ao "mundo da matéria não inteligente, amoral, não religiosa,um mundo material..
— ”Època que foi estabelecida como que uma aliança entre o humanismo e a Igreja. Os representantes do tradicionalismo, tanto em matéria religiosa como em matéria social e política, viram, com ou sem razão, no velho ensinamento literário o melhor auxiliar do que lhes parecia ser a doutrina sadia, enquanto, ao contrário, suspeitavam do ensino científico (Idem, p. 354).
“ Reinado do espírito sobre a matéria e da alma sobre o(s) corpo(s). Essa configuração é particularmente propícia para atrair escritores situados, em razão de suas disposições, no pólo conservador do campo literário.”


Influências para com o Brasil:



No Brasil a religião Cátolica foi reestabilizada depois de sua separação com o Estado.No entanto o Brasil nesta matéria não evoluiu tanto igual a "França Luz",pois a cultura popular de crenças enganosas como o Lobisomen e outras mentira tomaram conta das areas mais pobres do país.Além disso o Brasil começara a ser enfestado por uma mídia totalmente imoral inadequando toda e qualquer tentativa de belle Epoque Brasileira mesmo assim os cátolicos na epoca estimasse de quase 98% da população era Cristã(Católica).


A religião foi jogada fora pela república?


Sim, a religião foi posta de lado com um regime heretico aceitando uma confusão de ceitas protestantes e a integração Budista no Brasil foi grande após a chega de um navio budista.Concluindo o Brasil só veio a chegar a colocar a Deus na república 1938,com uma pressão tremenda de movimentos Católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário